Loading...
Se você chegou até aqui, já percebeu a importância de se investir em publicidade paga na rede, seja no Google Ads ou no Facebook Ads. Ao realizar esse tipo de investimento é comum surgirem dúvidas sobre o desempenho dos anúncios, e é aí que entram os pixels de rastreamento.
Por meio deles, é possível acompanhar uma diversidade de métricas essenciais para verificar o ROI (retorno sobre o investimento) de cada campanha e analisar se vale a pena aumentar o investimento, ou mesmo, cancelá-lo.
Quer saber mais sobre o que são pixels? Então veja esta postagem e descubra o que são, sua função, sua importância e, ainda, veja como instalá-los em seu site. Confira!

O que é um Pixel de rastreamento?

Um pixel de rastreamento, nada mais é, do que um código que você insere em seu site a fim de monitorar as ações de seus visitantes, seja uma venda, o preenchimento de um formulário ou, até mesmo, o download de um determinado material.

Apesar de demandar um conhecimento mínimo em programação para instalá-lo, o processo é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é gerar o código na plataforma de anúncio escolhida e adicionar ao site. Mais a diante, falaremos especificamente sobre esse processo.

Qual a sua função?

Após a explicação acima, você já tem uma breve ideia de qual é a função de um pixel de rastreamento, contudo, sua utilidade é bem mais ampla do que imagina.

Existem diversos tipos de pixels a serem utilizados, então, antes de instalar ele em seu site, é preciso ter um plano completo, onde os objetivos e métricas da campanha estejam devidamente definidos e documentados.

Dentre essas opções, temos o pixel de remarketing, muito utilizado em campanhas de marketing digital, que tem por objetivo rastrear as pessoas que tiveram algum contato com o site da empresa e mostrar a elas seu anúncio para trazê-las de volta ao seu site.

Além desse, temos o pixel de conversão, que como o próprio nome diz, tem a função de rastrear todas as vezes que o usuário realiza uma ação de valor pré-determinada na estratégia. Aqui, podemos identificar as vendas, preenchimentos de formulários, cliques em CTAs (Call To Action), etc.

Esses acompanhamentos permitem a análise da efetividade das campanhas, verificar se estão trazendo o resultado esperado e se estão alcançando o público certo.

Caso uma campanha seja insatisfatória, você poderá pausá-la e verificar quais ajustes são necessários para melhorar seu desempenho. Mas se estiver com um bom desempenho, você poderá avaliar a viabilidade de elevar o investimento nela.

O principal objetivo de um pixel é fornecer as informações para que o analista seja capaz de verificar o desempenho e, assim, tomar as decisões necessárias para garantir o melhor retorno desse investimento.

O que acontece se eu não instalá-lo?

Mas dá para investir em publicidade paga sem instalar os pixels de rastreamento? Claro! Mas será como guiar um carro de olhos vendados por uma estrada desconhecida. As chances de algo dar errado são grandes, não?

Deixando as metáforas de lado, você não será capaz de mensurar os resultados obtidos e, ainda, não saberá se está tendo lucros ou prejuízo com os anúncios.

Acredite: não é difícil encontrar campanhas que trazem resultados mínimos ou, até mesmo, prejuízos, pela simples falta de acompanhamento e otimização. Esse é um cenário que todas as empresas desejam evitar, certo?

Como instalar o pixel de rastreamento em seu site?

Para instalar um pixel de rastreamento em seu site, o primeiro passo é entrar na plataforma de anúncios escolhida e configurá-lo. Você precisará escolher qual o tipo de pixel você utilizará (conversão, remarketing, rastreamento, etc.) e definir um valor para cada vez que a meta for atingida.

Se você estiver utilizando o Google Ads, você poderá configurar tudo pelo Gerenciador de Tags, dispensando a instalação de diversos pixels, centralizando tudo em um único código.

Atualmente, o Facebook unificou seu sistema em um único pixel, o que trouxe mais facilidade e velocidade, pois antes era necessário instalar um pixel para cada tipo de acompanhamento, o que deixava os sites mais pesados e com carregamento mais lento.

Após criar o pixel, você deverá copiar o código gerado em seu site entre as tags e o cabeçalho. No caso do pixel de rastreamento do Google, existe a opção de colocá-lo no rodapé (footer) de seu site, o que auxilia na velocidade de carregamento.

Após a instalação no código fonte do site, é preciso verificar se está tudo funcionando como deveria e, para isso, existem diversas ferramentas disponíveis, contudo, contar com o auxílio de um profissional ou agência especializado é fundamental.

Trabalhar com um pixel de rastreamento não é algo complicado e é extremamente benéfico para a estratégia de marketing e para a saúde financeira da empresa, afinal, os investimentos passarão a ser mais precisos e com retorno garantido.

Quer saber se o seu site está com os pixels instalados corretamente? Use o Avaliador gratuito de campanhas Adwizard e veja esse problema e vários outros.

Avalie a saúde da sua campanha

Com o avaliador gratuito da Adwizard você pode descobrir como está a saúde das suas campanhas. É só informar os dados abaixo que lhe enviamos um relatório. Não precisa conectar sua conta de anúncios, precisamos apenas dos dados no formulário.

By |2019-01-07T18:20:58+00:00setembro 21st, 2018|Sem categoria|0 Comentários
voc-sabe-qual-a-importncia-de-um-pixel-de-rastreamento