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Por: CDL BH

Você quer atrair mais clientes para o seu negócio? O marketing local pode ser um grande aliado para alcançar seu objetivo.

Isso porque o marketing tem como principal função promover sua marca ou produto com base nos desejos, necessidades e características de um público específico. Contudo, para obter sucesso é essencial optar por mecanismos que favoreça o seu tipo de negócio — principalmente se você for um microempreendedor.

Dessa forma, o marketing local seleciona o público certo e permite uma relação mais próxima com seu cliente e melhor administra os investimentos destinados a divulgação do seu negócio.

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre esse assunto. No artigo de hoje, vamos explicar o que é marketing local e como ele funciona. Acompanhe a leitura!

O que é marketing local?

O marketing local é uma estratégia que tem como base a segmentação geográfica. Sendo assim, se trata de uma ferramenta que prioriza atender as necessidades das pessoas que reside ou trabalha próximo à sua empresa.

Como o marketing local funciona?

Após compreender o conceito do marketing local. O primeiro passo é definir o seu público-alvo conhecendo bem suas necessidades, gostos e prioridades. Ao fazer isso, além de criar um elo de amizade e confiança você tem como consequência a fidelidade do cliente.

Como pode ser feito o marketing local?

Uma das vantagens do marketing local é a capacidade de alcançar tanto o público online quanto o offline. Dessa forma, você pode usufruir de recursos que estão presentes nos dois meios sociais. Segue abaixo alguns deles:

Internet

Com o fácil acesso aos smartphones se tornou mais fácil pesquisar sobre um produto antes de comprá-lo. Por esse motivo, a internet é um dos recursos mais utilizados atualmente para você divulgar sua marca.

Cupons

Os cupons de desconto continua valendo nos dias de hoje, pois é uma maneira eficiente de chamar a atenção do consumidor.

Patrocínios

Já pensou em patrocinar um evento ou uma equipe de esporte da sua região? Essa é uma ótima maneira de fazer com que sua empresa seja conhecida, visto que sua marca ficará exposta para todos.

Vale lembrar que dificilmente o cliente se interessa apenas pelo produto. E sim pelo valor emocional que é agregado á ele junto a causa social que o mesmo defende.

Encontros sociais

Outra opção bastante eficiente para atrair mais visibilidade para sua empresa é participar de eventos e feiras na sua região. Nesses encontros sociais é possível estreitar a comunicação — algo fundamental no marketing — com seus clientes e possivelmente conquistar novos.

O que dá certo no marketing local?

Invista na segmentação

Um dos erros mais comuns que um gestor comete inicialmente é acreditar que quanto maior for o número de pessoas que ele alcançar, melhor. O que acontece é que essa prática leva a um desperdício de recursos, visto que você alcança pessoas que, possivelmente, não estão interessadas no seu produto.

E é nesse momento que a segmentação faz a diferença, pois com um público bem selecionado se torna mais fácil  atender suas demandas. Portanto, é importante que você colete o máximo de informações sobre eles. E para auxiliá-lo nessa tarefa você pode recorrer às técnicas do Marketing Digital junto aos canais digitais.

Priorize os clientes mais importantes

Qualquer pessoa pode comprar seu produto. No entanto, é importante que você tenha um público prioritário. No marketing local, a localização geográfica do cliente será o ponto principal para definir seu público.

Mas é claro! Além da localização é preciso levar em consideração dados demográficos como gênero, idade, etnia e classe social. Ou seja, tenha intimidade com seus clientes conheça suas dores, costumes e necessidades. E para estreitar esse relacionamento o marketing digital é um forte aliado.

Faça uso do Marketing digital

Nunca foi tão fácil manter uma comunicação direta e transparente entre empresa e consumidor. Visto que o marketing digital é um excelente recurso para fortalecer sua marca pois proporcionar uma atuação mais segmentada e consequentemente possibilita entender melhor o seu cliente.

Portanto, vale fazer uso de ferramentas como:

  • web analytics: é responsável pela otimização de sites e páginas na internet por meios da coleta e análise de dados, a fim de garantir que tome decisões mais seguras e com menos riscos.
  • rede sociais: uma opção gratuita e fácil de usar. As redes sociais como Instagram e Facebook são ferramentas perfeitas para criar maior interatividade com seu público e consequentemente divulgar a sua marca.
  • e-mail marketing: usado para enviar promoções, adquirir negócios, divulgar campanhas etc. O e-mail marketing tem a finalidade de aumentar ou nutrir o relacionamento da empresa com o seu consumidor.

Recorra as ferramentas do geomarketing

Para garantir o sucesso do seu negócio, é necessário bastante planejamento e, sobretudo criar estratégias inteligentes com base nos dados coletados. Sendo assim, o geomarketing é uma ferramenta importante para auxiliá-lo nesse momento.

Já que o geomarketing permite identificar a localização geográfica das pessoas e possibilita uma análise dos lugares que elas costumam frequentar. Esses dados são essenciais para direcionar as campanhas de forma que atinja o consumidor no lugar e momento certo.

Ao aderir o geomarketing é interessante usar as plataformas digitais a seu favor. Como por exemplo:

  • Google: disponibiliza diversas formas para trabalhar melhor a segmentação.
  • links patrocinados: é possível determinar a região de exibição dos anúncios. Possibilitando também a criação de campanhas personalizadas que vão alcançar o público certo.

Aproveite a audiência dos buscadores locais

Os motores de busca são primordiais para atrair o público online. Eles possuem uma boa audiência, já que ele serve como atrativo para pessoas que estão a procura de produtos e serviços específicos. Por isso contribui de forma bastante positiva com o marketing local.

Vale lembrar, que quem anuncia nos guias locais têm a vantagem de ter uma página própria para fazer a apresentação do seu negócio.

Por que o microempreendedor deveria investir no marketing local?

O marketing local é uma estratégia que pode ser usada por empresas de pequeno, médio e grande porte. No entanto, para pequenos negócios esse método serve como um diferencial.

Dessa forma, não é necessário investir um valor alto na divulgação da sua empresa. Basta um bom planejamento é escolher bem qual o meio de comunicação mais favorável para você chegar até o seu cliente.

Portanto, o marketing local é essencial para o fortalecimento da sua marca. Ou seja, investir nessa metodologia pode ser bastante vantajoso para o seu negócio, desde que você saiba usar os mecanismos certos para evitar erros e assim, garantir o desenvolvimento da sua empresa.

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2019-04-17T08:11:19+00:00
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