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Construir uma estratégia sólida de marketing digital é essencial para empresas que buscam crescer neste momento em que a internet exerce influência significativa nas decisões de compra dos usuários.
Mas é comum que as empresas ainda encontrem dúvidas na hora de decidir qual das diferentes técnicas de marketing adotar, seja por desconhecimento ou por causa dos custos envolvidos para colocá-las em prática.
Entre as que mais geram dúvidas, estão o inboud marketing e os anúncios pagos. Ambas são ferramentas que podem otimizar seus resultados e aumentar os lucros.
Entenda neste post as vantagens de cada uma, quais são as diferenças e porque elas são tão importantes para sua marca.

Inbound marketing: conteúdo atrativo e clientes fidelizados

O Inboud faz parte de uma estratégia que busca dialogar com o público de forma mais natural, envolvente e menos intrusiva. O segredo para o sucesso dessa ferramenta é oferecer o conteúdo certo, no momento certo, para o público certo.

Essa técnica é fundamental para qualquer empresa, uma vez que os usuários costumam aproveitar seu acesso a informação para buscar, por conta própria, conteúdo sobre serviços, produtos e tendências de seu interesse.

Dessa forma, o inboud aproveita o interesse natural dos usuários, gerando resultados orgânicos, ou seja, que não envolvem anúncios pagos.

Etapas do inboud: como um usuário se torna cliente

Porém, para conseguir retorno através do Inboud marketing é importante criar relevância para sua empresa no meio digital. Como fazer isso? Com conteúdo de qualidade presente em blogs e redes sociais.

A relevância será a responsável por posicionar seu conteúdo no lugar certo e passar confiança ao usuário. Uma vez que ele entre em contato com suas plataformas e goste do seu conteúdo, esse usuário se tornará um visitante.

O próximo passo é converter o visitante em uma lead, através de materiais ricos, landing pages, formulários e call-to-actions.

A etapa seguinte consiste em nutrir a lead e construir nela um desejo ou problema que pede por uma solução. E, a partir desse momento, é hora de tornar a lead um cliente, fechando vendas e iniciando uma nova etapa do relacionamento dele com a empresa. E, por isso, o inboud vai além da compra.

Também faz parte dessa estratégia a fidelização do cliente por meio campanhas de e-mail, presença nas redes sociais e outras formas de continuar o diálogo.

Todo esse processo pede tempo e investimento em diferentes técnicas, como SEO, otimização das redes sociais, e-mail marketing, landing pages, entre outras. E como a busca aqui é por resultados orgânicos, estar em destaque nas pesquisas também pode levar tempo.

Anúncio pago: mensagem direta e retorno rápido

Há diferentes tipos de anúncios, sendo que o Facebook o Google são plataformas que oferecem serviços específicos para isso. E, assim como outras técnicas de marketing digital, conta com algumas vantagens específicas e que podem ser essenciais para sua empresa .

E são justamente esses benefícios que diferenciam o anúncio do inbound. Por atingir de forma direta o usuário, é possível direcioná-lo exatamente para o objetivo final da ação, por exemplo, o link específico de determinado produto.

Além disso, essa técnica permite segmentar a audiência — por faixa etária, sexo, entre outras —  e definir exatamente quem receberá sua oferta.

Outro diferencial é o maior alcance que essa ferramenta oferece, já que seu site estará em uma posição de destaque. Todos esses fatores contribuem para um resultado rápido, já que o anúncio entra em ação assim que for pago.

Para empresas que possuem ecommerce ou trabalhem com varejo, aprender a criar campanhas de anúncios pagos é fundamental para o aumento do faturamento no ambiente digital.

E agora, como escolher a melhor opção?

Não há uma receita capaz de definir qual parte do marketing digital é mais ou menos importante. Tanto o inboud quanto o anúncio pago oferecem excelentes resultados quando aplicados da forma correta, mas apresentam diferenças significativas quanto ao tempo de retorno.

Para definir qual dessas técnicas é essencial para sua empresa, é preciso avaliar o momento em que ela se encontra, seus objetivos — a curto, médio e longo prazo — o contexto em que cada campanha será inserida e, claro, o orçamento.

Apesar do inboud marketing muitas vezes pedir menor investimento do que outras opções dentro do marketing, esse investimento existe e precisa ser considerado, já que além de dinheiro, será necessário investir tempo.

Já o anúncio pago pode gerar custos mais altos, mas que pode ser compensado a medida que a empresa crie campanhas que dão retorno imediato, ou seja, consiga lucrar.

Dessa forma é possível reinvestir o valor ganho em mais anúncios pagos e gerar cada vez mais dinheiro.

Aliando inboud e anúncios pagos

Isso mesmo. Uma vez que além de produzir conteúdo de qualidade é necessário garantir que ele chegue até os pessoas, utilizar anúncios para impulsionar o alcance desses conteúdo é uma solução de retorno imediato.

O mesmo é válido para os anúncios: uma boa equipe de conteúdo tem o poder de tornar o anúncio mais interessante para o usuário, seja através da chamada atraente, fotos que capturam o olhar e contém uma história, entre outros.

Agora fica fácil entender porque o segredo para uma estratégia de marketing digital de sucesso é unir técnicas e utilizá-las no momento certo!

Gostou das nossas dicas? Acesse o nosso chat do facebook e entenda como mesclar essas estratégias na sua empresa.

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2019-01-08T14:00:07+00:00
inbound-ou-anncios-pagos-qual-o-melhor-para-sua-estratgia-de-marketing