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Compreenda seu mercado para tomar decisões 

Não importa se você está começando ou expandindo o seu negócio, conhecer o seu mercado é essencial para sobreviver. Seja para estar adequado às melhores práticas ou conhecer seus concorrentes e clientes, estudar o seu setor é vital para o sucesso de qualquer empreendimento.

Compreender o seu mercado pode ajudar a reduzir os riscos de empreender, pois permite planejar como superar os obstáculos.

Um bom estudo de mercado pode ajudar a perceber tendências e aproveitar boas oportunidades de mercado.

Nesse artigo você vai aprender

O que é mapeamento de mercado

Mapeamento de mercado é um estudo que investiga detalhes do ambiente em que um negócio está inserido. Ele é feito para auxiliar o empreendedor (ou mesmo os gestores) a tomar decisões com menos incerteza.

Qual a vantagem de se estudar o mercado

Imagine tentar dirigir com uma venda nos olhos, difícil não é verdade? Uma empresa que toma decisões sem ter dados confiáveis sobre o seu mercado terá a mesma dificuldade de um motorista vendado.

Ao coletar dados sobre o comportamento do consumidor, por exemplo, uma empresa terá mais possibilidades de oferecer produtos e serviços adequados às necessidades.

Empresas que analisam a concorrência podem aprender com os erros e acertos de quem compete pelo mesmo cliente. Enfim as vantagens de quem busca compreender detalhes de seu mercado são infinitas.

Como analisar seu mercado

De maneira geral, há dois tipos de pesquisa para compor o seu estudo de mercado:

Pesquisa primária: Essa é a modalidade do faça você mesmo, a própria empresa coleta e analisa os dados.

Pesquisa secundária: Nesse caso um terceiro realiza a coleta de dados e a análise. 

Após escolher como você prefere coletar e analisar os dados, é hora de decidir o seu objetivo, que aspectos do mercado deseja mapear.

O tamanho do mercado:

Saber qual o tamanho do mercado que se deseja atuar é importante para o planejamento e tomada de decisão. Afinal a dimensão do mercado serve de parâmetro para estabelecer objetivos. Veja algumas questões que ajudam a quantificar o tamanho do seu mercado. 

  • Quantas pessoas compram um produto ou serviço?
  • O índice de potencial de consumo do produto ou serviço
  • Quanto (R$) o mercado movimenta ano a ano?
  • Quantos concorrentes existem?
  • A demanda por produtos / serviços que ofereço tem crescido?
  • O problema que soluciono está presente nos locais que vou operar?
  • Os concorrentes conseguem atender toda a demanda do mercado?

Os concorrentes:

Análise da concorrência pode ajudar a compreender o que funciona e o que não dá certo no seu mercado. 

É importante não se esquecer que há 2 tipos de concorrentes: os diretos, que atuam com produtos e serviços semelhantes aos que você vende, e os indiretos, que atuam com soluções que podem substituir os benefícios do seu produto ou mesmo competir por espaço na carteira do seu cliente. 

Para avaliar a concorrência pode ser importante perguntar:

  • Quem concorre com a minha empresa?
  • Concorrentes que oferecem produtos ou serviços parecidos com os meus
  • Concorrentes que oferecem produtos ou serviços que substituem os meus
  • Em que mídias sociais meu concorrente está presente?
  • Quais são as estratégias de marketing dos meus principais concorrentes?

O Cliente:

A razão de um negócio existir! O cliente deve ser investigado de maneira profunda. Fazer um estudo do que  influencia o comportamento, saber suas preferências com certeza ajuda empreendedores a oferecer produtos e serviços de qualidade. 

Para compreender quem é o seu cliente, é importante se perguntar:  

  • Qual a sua faixa etária
  • Quais são os hábitos de consumo
  • Como compram
  • Quando compram
  • Marcas preferidas

Como coletar dados?

Para que sua pesquisa de mercado reflita a realidade, é importante ter dados de qualidade. Após definir o que deve ser mapeado no seu estudo de mercado, você pode partir para os métodos de coleta de dados. Para cada aspecto analisado há uma maneira específica de se obter informações.

Como coletar informações sobre clientes?

Na era da internet os comportamentos de compra, opiniões e hábitos gerais estão cada vez mais explícitos. Além disso há cada vez mais plataformas que ajudam a pesquisar o cliente. Veja algumas ferramentas que podem ajudar:

Google trends

A ferramenta gratuita desenvolvida pelo Google mostra as buscas mais populares feitas por país (e até por estado). Com ela é possível identificar se o interesse por um determinado tema tem crescido (obtém mais buscas) ou diminuído. A ferramenta ainda sugere termos relacionados.

Com ela é possível, por exemplo, comparar palavras chave. Assim é possível ver qual termo investigado tem um maior volume de pesquisas. No exemplo abaixo uma loja de jogos eletrônicos poderia verificar que jogos tem sido mais buscados nos últimos meses.

Talkwalker 

Com a ferramenta gratuita de pesquisa social a Talkwalker permite que você busque por palavras-chave nas publicações de redes sociais. Na alternativa gratuita é possível pesquisar apenas os últimos 7 dias. 

Se voltarmos ao nosso exemplo da loja de games, é possível perceber que a maioria das menções ao game Fortnite são negativas.

analise de sentimento

Opinion box

Essa startup ajuda você a fazer pesquisas. E o melhor oferece um painel de respondentes em várias cidades brasileiras.

Seguindo o nosso exemplo, com a opinion box, a loja de games poderia fazer perguntas que aprofundem a compreensão sobre o comportamento do cliente.

Outras fontes de pesquisa

O SPC Brasil publica regularmente pesquisas que faz com a UFMG. São pesquisas voltadas para o mercado do varejo.

No site é possível buscar por temas e se aprofundar em dados de comportamento do consumidor 

O Sebrae também concentra vários estudos e pesquisas que podem ser importantes adições ao seu mapeamento.

O Think with google é um blog que reúne várias análises de um dos maiores especialistas da internet. Quando visitar não deixe de assinar a newsletter.