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Criar uma campanha de anúncios pago não é algo tão complexo assim, contudo, é preciso verificar se você está atraindo as pessoas certas, ter a certeza de que elas estão convertendo e, a melhor maneira de conseguir essas conversões, é utilizar uma landing page.
Mas afinal, o que é uma landing page? Você pode até estar familiarizado com esse nome, mas entende o conceito envolvido? Pensando em você, elaboramos a postagem de hoje.
Aqui, falaremos sobre o que são landing pages, como elas devem ser e sobre qual a importância de um bom planejamento em seu desenvolvimento. Confira!

O que é uma landing page?

Também conhecidas com páginas de aterrissagem ou páginas de conversão, as landing pages são páginas mais simples, sem grandes quantidades de link ou elementos gráficos e que possuem um conteúdo sucinto e direto com o objetivo de gerar uma conversão.

Elas são parte fundamental da estratégia de marketing digital de qualquer empresa, afinal, é por meio dela que você conseguirá captar informações relevantes sobre sua audiência, permitindo a sua qualificação e avanço na jornada de compra.

Para essa captação é comum a oferta de materiais ricos e de relevância para a audiência, como e-book, infográficos, whitepapers, planilhas, etc. Contudo, elas não se limitam a distribuição de materiais.

Você pode adotar uma landing page para cadastros em um webinar, cursos e, até mesmo, para a distribuição de cupons de desconto. Tudo dependerá da etapa do funil em que se encontra o lead e dos objetivos da campanha.

Landing pages X anúncios pagos

A relação entre as landing pages e os anúncios pagos (Google Ads, Facebook Ads, etc.) é muito mais forte do que você pode imaginar. Ao criar essas campanhas, é comum que os analistas coloquem o site da empresa como destino final, o que é um erro.

Imaginemos que você está buscando por um veículo novo. Após algumas buscas, você se depara com um anúncio e, ao clicar nele, você é levado para o site de uma concessionária que, apensar de bem elaborado, não tem informações sobre os veículos disponíveis. Frustrante não?

Uma landing page efetiva cumpre com o que o anúncio propõe. No caso de nosso exemplo, o ideal seria uma página com as informações de carros novos disponíveis, trazendo informação relevante.

Como ela deve ser?

Elaborar uma landing page não é algo de outro mundo, contudo, é preciso ter alguns conhecimentos em programação e, claro, um planejamento bem definido com suas características e objetivos. Veja mais alguns pontos importantes, abaixo.

Palavras-chave do anúncio

Ao criar o seu grupo de anúncios, independentemente da plataforma, você define algumas palavras-chave que serão o gatilho para os seus anúncios.

Para que sua landing page possa converter e, de quebra, agradar aos motores de busca, é preciso que ela contenha todas essas keywords em seu conteúdo, criando, praticamente, um espelhamento do anúncio na landing page.

Cumprir uma promessa

Se seu anúncio está falado sobre a distribuição de um e-book sobre “como atrair mais leads”, é fundamental que a LP compra essa promessa de forma rápida e fácil. Evite criar diversos formulários extensos. Quanto mais simples, melhor.

Lembre-se que, ao clicar em seu anúncio, a pessoa está com um problema e está em busca de uma solução e você deverá ajudá-la nesse processo.

Call-to-Action (CTA) claro

A correta utilização de uma chamada para ação (CTA) faz toda a diferença nos resultados de conversão de uma landing page. Aqui, você deverá utilizar uma frase clara, curta e altamente persuasiva.

Se você está distribuindo um e-book, uma boa opção pode ser “quero meu e-book agora!”. Sua construção dependerá da estratégia escolhida e da ação desejada.

Design responsivo

Parece algo óbvio, mas muitas empresas não elaboram suas landing pages com um design responsivo, ou seja, não adaptados para o mobile (celulares, tablets, etc.). Esse é um erro muito grande, afinal, mais da metade do tráfego de internet no Brasil vem dos smartphones.

Esses podem até parecer pontos óbvios, contudo, eles compõe a experiência do usuário e são base para a definição do índice de relevância e qualidade para as plataformas de anúncio.

Quanto maior forem esses índices, maiores são as chances de você aparecer nas primeiras posições das busca, além de pagar menos.

Qual a importância do planejamento para as landing pages?

Digamos que você desenvolveu uma landing page muito bonita, deixou o formulário enxuto e caprichou no CTA. Muito bacana isso, não? Mas você sabe, exatamente, quais serão os objetivos da landing page?

Pois é! Assim como qualquer outra atividade empresarial, é preciso planejar tudo nos mínimos detalhes e traçar objetivos claros. Erros na segmentação de público-alvo, erros de redirecionamento ou a simples falta das palavras-chave do anúncio, já são o suficiente para detonar a sua taxa de conversão.

Além disso, é preciso definir as métricas corretas para acompanhar o desempenho de um landing page, afina, de nada adianta ter um milhão de acessos, se a sua taxa de conversão é extremamente baixa.

Criar uma landing page pode até ser um processo simples se você tem boas noções de programação, contudo, saber como otimizá-las é o segredo para alavancar os resultados do marketing de sua empresa!

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By |2019-01-07T18:17:27+00:00outubro 10th, 2018|Sem categoria|0 Comentários
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