Se você chegou até aqui é porque quer conhecer de forma mais profunda seus concorrentes. Análise competitiva é uma atividade essencial para estar sempre à frente, ou mesmo saber os players do seu mercado tem feito. Para isso várias ferramentas foram feitas para medir as mais diversas métricas de análise de concorrentes. 

Por isso a Adwizard analisou 100 blogposts para encontrar quais as soluções mais citadas.

No total foram citadas 183 plataformas. Separamos apenas as  soluções que foram citadas pelo menos 2 vezes. Veja algumas características dessa amostra

  • As 97 ferramentas que foram citadas pelo menos 2 vezes representam 92,12% das citações
  • 24 delas são totalmente gratuitas
  • 56 delas tem free trial
  • 80% das citações estão distribuídas em 53 ferramentas (31% das ferramentas citadas)

Top 4 categorias:

SEO – 46,83%

São aquelas soluções ajudam profissionais de marketing a encontrar empresas com propostas semelhantes à sua, pesquisar que palavras-chave geram tráfego orgânico e pago para seus concorrentes, localizam backlinks entre outras informações importantes para suas estratégias de marketing.

Social – 26,98%

São as alternativas que levantam características como extração de comentários de redes sociais, análise de sentimento dos comentários, pesquisa do influenciador ideal entre outros. Há ainda as alternativas focadas em anúncios nas redes.

Analytics – 3,97%

Ferramentas que ajudam a escolher sua audiência exibindo o público dos seus concorrentes. Exibem dados demográficos, de estilo de vida e exibem padrões de comportamento muito úteis para seus insights. 

Tecnologia – 3,97%

São soluções que fazem um raio x no site do seu concorrente. Descobrem o que ele usa para medir tráfego, provedores de e-mail, onde o site é hospedado, tema de wordpress e muito mais.

Top 4 ferramentas:

SEMrush – Citada em 75% dos blogposts

SEMrush ser a ferramenta mais citada não é necessariamente uma surpresa. O site de avaliações de software G2Crowd classifica a plataforma russa como líder no segmento de softwares para SEO. 

Com a versão gratuita já é possível obter muita informação, porém limitada. Além de muito útil para análise de concorrência, a SEMrush também auxilia nas estratégias de SEO e PPC. Com a versão paga há mais de 40 funcionalidades, com informações de mais de 140 países.

SimilarWeb – Citada em 60% dos blogposts

SimilarWeb, assim como a SEMrush, é uma ferramenta que pode ser útil tanto para estratégias de SEO, quanto de conteúdo. Com a opção gratuita já é possível comparar sites concorrentes e extrair informações importantes sobre  o desempenho online do seu mercado.

Buzzsumo – Citada em 49% dos blogposts

A primeira ferramenta de mídias sociais do nosso ranking é a Buzzsumo. Sua especialidade é encontrar conteúdos que são compartilhados em redes sociais. É possível verificar quais são os conteúdos mais compartilhados dos seus concorrentes, basta informar a url.

SpyFu – Citada em 47% dos blogposts

SpyFu monitora a atividade de seus concorrentes nas campanhas de Google Ads, com ela é possível verificar dados como volume de busca global e local, CTR, verba investida entre outras informações. 

O modo Kombat permite comparar 3 url para estabelecer o nível de competitividade entre elas. 

Conclusão

Apesar de maravilhosas as ferramentas ainda dependem que você coloque em prática o que aprendeu sobre seu concorrente e seu mercado. Use os recursos de maneira sábia e busque sempre estar bem informado sobre o que a competição está fazendo e o que você deve fazer para melhorar.

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