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Aproveitar as datas comemorativas para impulsionar as vendas do comércio é uma prática antiga, contudo, a forma de se fazer isso mudou. Criar uma campanha para o dia dos pais que realmente converta em vendas vai além de oferecer descontos.

Na postagem de hoje, abordaremos um pouco sobre a importância dessa data para o comércio, como o comportamento do consumidor se modifica e daremos algumas dicas para que você desenvolva uma campanha de sucesso. Confira!

Qual a relevância dessa data para o comércio?

O dia dos pais, nos últimos anos, ganhou bastante relevância para o comércio, ultrapassando outras datas expressivas, como dias dos namorados por exemplo, e hoje é considerada a data mais importante do terceiro trimestre.

Em 2017, essa data movimentou aproximadamente dois bilhões de reais e, para 2018, espera-se um crescimento de 3% em relação ao ano anterior. O valor do ticket médio esperado para esse ano é de 100 a 150 reais por presente.

E não é apenas nas lojas físicas que esse crescimento é esperado. Para o e-commerce, que já vem apresentando um crescimento constante, espera-se que as vendas aumentem em 65%.

Como o consumidor se comporta nessa data?

Já falamos diversas vezes sobre a importância de se conhecer o perfil de seu público, contudo, é preciso compreender que em determinadas épocas do ano, como o dia dos pais, esse perfil pode sofrer algumas modificações.

Segundo uma pesquisa do Google, no ano anterior, as mulheres foram as que mais compraram, representando 60% do volume total, sendo que a maior parte delas possuíam idade entre 20 e 34 anos de idade.

Diversos sites e lojas direcionadas ao público masculino, nessa época do ano, passam a ter um público sazonal diferenciado, por isso, é fundamental compreender essas mudanças para elaborar uma comunicação mais assertiva.

Outra grande mudança apontada pela pesquisa foi que os brasileiros estão começando a pesquisar os preços com antecedência, quebrando o estigma de que sempre deixam tudo para a última hora.

De acordo com a proximidade com a data, as buscas passam a ter um foco diferenciado. Nos primeiros vinte dias do mês de julho, as buscas são mais direcionadas a bens de maior valor, como eletro, móveis e smartphones.

Do final desse período até o final do mês, as buscam mudam e itens de uso pessoal, como roupas, perfumes, sapatos e tênis, relógios e artigos esportivos, passam a encabeçar as pesquisas dos consumidores.

Já no começo de agosto, o principal período que antecede a data, as buscas por smartphones disparam. No dia da comemoração, as buscam mudam de produtos para informações institucionais, como horário de funcionamento, telefone e endereço.

Assim como compreender como o comportamento do consumidor se modifica nesse período, também é importante saber como criar uma campanha de dias dos pais para a sua loja!

Como desenvolver uma campanha para o dia dos pais?

Assim como qualquer outra campanha, é preciso planejar! Embora os descontos sejam bastante atraentes, não adianta ficar improvisando promoções ou oferecendo descontos que não atraem o consumidor. Veja mais abaixo.

Crie uma oferta de valor

O primeiro ponto a ser observado é a criação de uma oferta de valor para o consumidor. De nada adianta fazer tudo pela “metade do dobro” como muitas lojas fazem. Para isso, é preciso compreender qual o perfil de seus consumidores.

Oferecer combos de produtos com um bom desconto ou a distribuição de brindes podem ser uma ótima alternativa, contudo, é preciso se programar com antecedência e cuidado, afinal, se as ofertas forem mal planejadas, você poderá ter prejuízo em vez de lucro.

Anuncie no Google e nas redes sociais

Criar campanhas de publicidade paga no Google é uma prática recomendada para o ano inteiro, ainda mais, em datas comemorativas, já que elas ganham muito mais importância, afinal, você já terá uma noção mais clara dos tipos de produto que o consumidor buscará.

Além de investimentos em Google Ads, o impulsionamento de postagem nas redes sociais também é uma excelente oportunidade de divulgar sua promoção, fazendo com que ela tenha um excelente alcance.

Mensure os resultados

Muito além de criar promoções, é preciso ser capaz de mensurar os resultados que elas trazem para o seu negócio. A contratação de uma ferramenta capaz de monitorar o desempenho de suas campanhas para o dia dos pais é fundamental.

Os dados coletados durante esse período serão de grande valia para a elaboração de campanhas futuras e, além disso, possibilitará a descoberta de seus públicos sazonais, deixando sua comunicação cada vez mais eficiente e assertiva.

Não existem milagres ou receitas prontas para se criar uma campanha de dia dos pais de sucesso, o que existe é planejamento e estudo, caso contrário, você perderá essa excelente oportunidade de aumentar as suas vendas.

Agora que já sabe das oportunidades de venda no dia dos pais, quer uma ajuda na sua campanha? Fale com a gente!

2019-01-08T13:53:44+00:00
dia-dos-pais-como-preparar-minha-campanha-digital-para-essa-data