Loading...
Se você chegou até aqui, já compreendeu que suas campanhas precisam ser mais eficientes e, para isso, é preciso realizar uma auditoria de campanha. Essa é uma prática comum nas empresas que buscam cada vez mais resultados e levam seus investimentos a sério.
Nesta postagem, apresentaremos a importância de realizá-la, seus benefícios e indicaremos outros aspectos ligados a ela, a fim de garantir que sua empresa alcance melhores resultados sem ter que, efetivamente, aumentar o investimento de recursos. Confira!

Por que fazer uma auditoria de campanha?

A verdade é uma só, suas campanhas jamais estarão perfeitas. Por mais que você trabalhe duro em sua construção e otimização, infelizmente, alguns pontos passarão desapercebidos. Mas saiba que isso não é algo que acontece somente em sua empresa.

Ao passar muito tempo cuidando de uma campanha, fica-se “viciado” em algumas questões e diversos outros fatores acabam sendo deixados de lado. Por essa razão, a realização de uma auditoria é fundamental.

Por meio dela, você poderá descobrir problemas que o analista não enxerga, pois ele está concentrado nos detalhes da conta, perdendo a visão do todo e impossibilitando o reconhecimento de novas oportunidades e necessidades de melhorias.

É importante ressaltar que isso não é uma questão que põe em xeque a competência do analista, mas sim, algo natural que ocorre com qualquer ser humano. Esse fenômeno é conhecido como disfunção narcotizante e ocorre pela exposição por grandes períodos a uma atividade ou assunto.

Quais os benefícios de uma auditoria?

Uma boa auditoria deverá apontar melhorias a serem realizadas nas campanhas e indicar um caminho para que a empresa possa aproveitar novas oportunidades, otimizando os investimentos e trazendo mais resultados.

Sendo assim, um novo par de olhos é fundamental para essa investigação. O auditor deverá analisar o que já foi feito e apontar novas oportunidades e não apenas relatar o que já se faz. Veja alguns benefícios de uma auditoria de campanha, abaixo.

Eliminação de desperdício de verba

O primeiro benefício é a eliminação de desperdícios. Nenhuma empresa gosta de perder dinheiro e, ao realizar uma auditoria de campanha, você identificará quais são os pontos que não estão funcionando e trazendo prejuízos.

Descoberta de oportunidades

Outro benefício de uma auditoria é a possibilidade da descoberta de novas oportunidades de negócio em que sua campanha pode atuar. Um auditor enxergará o panorama de sua empresa e do mercado, enxergando além dos objetivos iniciais de uma campanha.

Redefinição de objetivos

Se uma campanha não está funcionando de acordo com o esperado, é preciso reavaliar a estratégia e redefinir os objetivos dela. Muitas vezes, é preciso rever o perfil de público, a linguagem e, até mesmo, os objetivos gerais de cada campanha.

O custo compensa?

A primeira coisa que se deve ter em mente é que uma auditoria não é um custo, mas sim, um investimento necessário para se obter bons resultados em suas campanhas, afinal, ela trará um retorno financeiro para a sua empresa.

Você até pode realizá-la com um auditor interno, contudo, ela poderá ser incompleta ou inconsistente, afinal, ele já está incutido com a cultura da empresa e as práticas diárias, o que poderá turvar a sua visão sobre o macro.

Quando fazer uma auditoria?

O ideal é realizar as auditorias periodicamente, aproximadamente a cada três meses, pois desse modo, a garantia de que as campanhas fluirão da melhor maneira possível é maior.

Outra vantagem da auditoria periódica é o estabelecimento de um banco de dados que poderá auxiliar nas próximas decisões. Contudo, é preciso avaliar as necessidades da empresa e verificar qual é o melhor espaço de tempo para ela auditar.

Quem deve fazer uma auditoria?

Contar com um auditor externo é sempre a melhor opção, pois ele não estará envolvido diretamente coma as questões internas da empresa e terá um olhar mais imparcial sobre as campanhas, contudo, isso possui um custo e, ainda, é preciso educá-lo quanto aos padrões e realidade da empresa.

Veja as vantagens de uma auditoria externa:

  • não é afetada por políticas e problemas internos;
  • tem uma perspectiva externa, enxergando o que pode ser e não o que está sendo feito;
  • possui grande experiência, pois já trabalhou com diversas empresas;
  • não retira seus colaboradores de suas atividades cotidianas.

Contratar auditoria ou fazer cursos?

Uma outra opção para que o empresário possa realizar suas auditorias é por meio do estudo e realização de cursos para aprendizado, contudo, esses cursos demandam tempo, algo que está cada vez mais escasso, e dinheiro.

Contudo, mesmo fazendo cursos, faltará a experiência necessária para saber o que analisar, de que forma e apontar soluções cabíveis e que façam sentido para a estratégia da empresa como um todo.

Caso o empresário opte por treinar um colaborador somente para esse fim, além dos pontos já citados, corre-se o risco de que ele saia da empresa e leve consigo todos os conhecimentos que desenvolveu.

Ao avaliar esse cenário, fica claro que a contratação de uma consultoria especializada é a melhor opção, afinal, ela demanda menos tempo e terá o conhecimento necessário para a correta execução de uma auditoria.

Agora que você sabe a importância de uma auditoria de campanha, Avalie como está a sua com a ferramenta gratuita da Adwizard!

Testar agora
Avalie a saúde da sua campanha
2019-01-08T13:56:40+00:00
auditorias-de-campanha-veja-porque-elas-so-importantes